Missa Solene marca primeiro evento dos 300 anos da Paróquia

Festa e fé
Ascom/Walmir Rosário

Com a presença do Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, do vigário da Paróquia, Padre Euvaldo Santana, dois monsenhores e diversos padres, do prefeito Almir Melo, da população de Canavieiras e cidades circunvizinhas, foi aberto sábado (11), o triênio preparatório Rumos aos 300 anos da Paróquia de São Boaventura. O evento contou com uma carreata, caminhada das criança de catequese, celebração de Missa Campal Solene e leitura da Carta de Abertura dos 300 anos.

O Bispo Diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, ressaltou a importância do projeto Rumo aos 300 anos e disse que Canavieiras vive um período de graça com a celebração do Jubileu em homenagem a São Boaventura. Explicou o Bispo, que o evento se reveste de importância significativa, a exemplo da indulgência papal concedida parcialmente aos pecadores (por três vezes), ao final da celebração de missas com liturgia específica.

Segundo o Padre Euvaldo Santana, o triênio que teve início no sábado (11) será encerrado no dia 11 de abril de 2018, quando será celebrado o grande jubileu. “Nesse período, os católicos e a população de Canavieiras caminharão juntos com a paróquia e a diocese, com a finalidade de realizar todas as ações programadas para o triênio, com eventos de cunho religiosos e sociais”, ressaltou o Padre Euvaldo.

O pároqo disse, ainda, que esses três anos serão de muita reflexão, pois a comunidade terá de avaliar o que foi feito durante esses 300 anos, para que possa planejar o que fazer daqui pra frente. Segundo ele, como o mundo passa por transformações, o mesmo acontece com a Igreja, que poderá implantar novas formas de ações para trabalhar com a comunidade católica e a conversão de novos fiéis”, acrescentou o Padre Euvaldo.

Presente à celebração do evento Rumo aos 300 anos, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, destacou que, assim como ele, ao nascerem, todos os canavieirenses são entregues a São Boaventura, tamanha a fé dedicada ao Santo Padroeiro. Para o prefeito, o exemplo deixado por São Boaventura é um grande ato a ser seguido, pois foi um rico que se despojou de todas as riquezas e privilégios para se dedicar à evangelização”, lembrou o prefeito.

Almir Melo disse que o Padre Euvaldo foi bastante feliz quando ressaltou que São Boaventura, Canavieiras e as instituições, e os canavieirenses sempre estiveram e estão juntos em todos os momentos, conforme demonstra a história. Ao finalizar, o prefeito, ao comentar sua fé a São Boaventura, reafirmou sua certeza de ter a proteção do Santo Padroeiro em toda a sua vida: “Nas derrotas ele estava ao meu lado para me sustentar, e nas vitórias para comemorar”, concluiu o prefeito.

Os festejos de abertura do triênio Rumo aos 300 anos contou com a participação dos corais JMV (Jesus Música Viva) e São Boaventura, o Ballet Plié, as Filarmônicas 2 de Janeiro e Lyra do Commercio. Todas as comunidades (distrito e povoados) de Canavieiras participaram com representantes no desfile de bandeiras, das pastorais e de todos os movimentos da paróquia.

Um dos destaques foi a participação da comunidades religiosas de várias cidades, inclusive a de Ilhéus, bastante ligada a Canavieiras, cuja paróquia pertenceu àquela Diocese. Na comitiva ilheense, também veio a imagem de São Jorge, que participou da carreata (carros, motos e bicicletas), realizada da BA-001 à Igreja de São Boaventura.